15 de agosto de 2009

Massa fresca com ricota e limão siciliano

 

Ingredientes

Recheio

500g de ricota de ovelha* fresca

70g de queijo parmesão ralado

Raspas de 2 limões sicilianos

* é possível usar ricota normal, mas o sabor do recheio não será o mesmo.

Massa

400g de farinha de sêmola

400g de farinha de trigo

Água morna até a massa ficar no ponto

Molho

600g de tomate pelado (em lata)

15 folhas de manjericão

100ml de azeite extra-virgem

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo

Massa

Misture as duas farinhas, acrescente água morna aos poucos até dar o ponto. Deixe descansar por 30 minutos. Passe em uma máquina para abrir a massa até que ela fique bem fininha, na espessura de um papel. Reserve protegida por um plástico filme para não ressecar.

Recheio

Passe a ricota em uma peneira fina, acrescente as raspas de limão e o parmesão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Abra a massa, recheie com pequenas porções da ricota, cubra os recheios com massa e corte em quadrados de cinco centímetros. Preste atenção para que não fique ar dentro dos raviólis, caso contrário eles podem abrir durante o cozimento.

Molho

Pique o tomate pelado em pedaços grandes e coloque-os em uma frigideira com o azeite, já pré-aquecido. Acrescente o tomate fresco. Tempere com sal e pimenta e adicione o manjericão fresco. Deixe cozinhar em fogo brando.

Finalização

Cozinhe os raviólis por três minutos em água fervente, escorra-os, coloque-os em um prato raso, regue-os com o molho e decore com folhas de manjericão e parmesão ralado.

( Fonte: Veja SP)

0 comentários:

 

Cozinhando com a mamãe Template by Ipietoon Cute Blog Design