25 de janeiro de 2010

Camarão na minimoranga

 

 

“Ingredientes

2 minimorangas
160g de camarões limpos (tamanho médio)
20g de pimentões vermelhos
20g de pimentões verdes
20g de pimentões amarelos
50g de cebola
1 pimenta cumari
80ml de leite de coco
20ml de azeite-de-dendê
10ml de azeite de oliva
30ml de caldo de peixe

Emulsão de coentro
1 ovo semi-cozido
80ml de azeite
250g de coentro
Sal a gosto

Modo de preparo

Com uma faca afiada, corte o topo das minimorangas com cuidado e retire as sementes. Depois de limpa, cozinhe em água fervente e sal por 10 a 15 minutos. Dê um choque térmico em água com gelo e reserve.

Com a metade do azeite-de-dendê e do azeite de oliva, doure a cebola e os pimentões. Adicione a pimenta cumari para aromatizar. Coloque uma parte do caldo de peixe. Deixe o caldo evaporar. Junte o leite de coco e deixe reduzir um pouco. Reserve. Com a outra metade dos azeites, salteie os camarões, adicione a outra parte do caldo de peixe e junte-os ao creme de leite de coco com pimentões.

Emulsão de coentro

Em uma panela com água quente, mergulhe o coentro rapidamente e dê um choque térmico em água com gelo. Esse procedimento faz com o coentro mantenha sua cor.

No liquidificador, bata o coentro com o azeite até obter uma mistura homogênea. Coe e reserve. Bata o ovo semi-cozido e vá adicionando o azeite de coentro aos poucos. O resultado é uma emulsão, com aparência de maionese.

Finalização

Coloque uma colher (sopa) da emulsão de coentro no fundo da minimoranga. Recheie com o creme de camarão e leite de coco. Por cima, coloque mais um pouco da emulsão. Leve ao forno para aquecer tudo à mesma temperatura. Decore com flores comestíveis.”

( Fonte: Veja SP)

0 comentários:

 

Cozinhando com a mamãe Template by Ipietoon Cute Blog Design