18 de setembro de 2010

Torta suflê de chocolate

Massa doce
150g manteiga em temperatura ambiente
75g açúcar de confeiteiro
1 ovo
250g farinha de trigo
30g amêndoas descascadas e trituradas
sal

Peneire a farinha de trigo, as amêndoas trituradas e o açúcar de confeiteiro. Após peneirar, faça uma cavidade no centro da mistura e coloque a manteiga em temperatura ambiente. Com as mãos, misture devagar a manteiga. Acrescente o ovo inteiro, para dar liga, e uma pitada de sal. Continue misturando até formar uma massa macia e homogênea. Enrole-a em papel filme e deixe descansar na geladeira por 3 a 4 horas.

Retire da geladeira e abra a massa com um rolo, tomando muito cuidado para que ela não fure. Depois de aberta, envolva o rolo com a massa e abra sobre formas antiaderentes. Com as mãos, aperte a massa na forma com delicadeza.

Cubra a massa com uma forma de papel manteiga, colocando grãos de feijão por cima. Desta forma, a massa não vai levantar. Leve as formas ao forno pré-aquecido na temperatura de 180ºC por 10 a 12 minutos. Retire o feijão e o papel manteiga.

Obs.: A amêndoa pode ser substituída por castanha de caju ou amendoim.

Suflê:
5 ovos
100g açúcar
140g manteiga na temperatura ambiente
150g chocolate em pó
sal

Pegue os 5 ovos e separe as claras das gemas. Bata rapidamente as gemas e 50g de açúcar, até a mistura ficar branca. Acrescente o chocolate em pó e a manteiga na temperatura ambiente. Derreta a mistura em banho-maria, mexendo de vez em quando. Reserve.

Em uma batedeira, coloque as claras e bata na velocidade baixa. Coloque uma pitada de sal e aumente a velocidade. Quando a clara estiver em neve, acrescente 50g de açúcar de confeiteiro e aumente mais uma vez a velocidade da batedeira. Bata até formar um merengue.

Pegue a mistura do chocolate e acrescente parte da clara em neve, batendo com firmeza com um batedor de mão. Acrescente mais uma parte da clara em neve e continue batendo. Por fim, coloque o resto da clara e, desta vez, misture bem devagar.

Pegue as formas com a massa e encha com o suflê. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, para criar uma crosta, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 a 12 minutos, para que o suflê cresça. Retire do forno e sirva imediatamente.

Sugestão: Na hora de servir, faça uma cavidade no meio da tortinha e coloque uma bola de sorvete de creme. Cubra com calda de chocolate e amêndoas tostadas.( Fonte: Menu Confiança- Canal GNT)

0 comentários:

 

Cozinhando com a mamãe Template by Ipietoon Cute Blog Design