1 de outubro de 2010

Dicas sobre alho




Fonte: Sebastiana Quebra Galho

Alho
 
O alho já nasce com os gomos agarradinhos uns aos outros, talvez para melhor guardar suas propriedades — tanto alimentícias como terapêuticas.
Vaidoso como a cebola, forma com ela a dupla perfumada da nossa culinária salgada; mas, sendo mais forte, o alho é o "cabeça" dos temperos, neles sempre exigido, até nos mais sofisticados pratos, porque "o paladar não sorri, se estiver sem os seus dentes de alho".
E, como o alho custa muito caro, é bom conservar seus dentes dentro de um vidro, cobertos com óleo de cozinha. Além de eles não secarem, isto vai favorecer o paladar e o aroma do óleo, que ficará ótimo para ser usado na comida, saladas etc, dandolhes
um sabor todo especial.
Quando tiver que descascar uma grande quantidade de alho, coloque-o primeiro de molho em água fria por 1/2 hora. Será muito mais fácil descascá-lo.
Se você costuma socar alho todos os dias para temperar a comida, dispense esse trabalho; compre uma porção deles, soque tudo de uma vez com sal (e cebola se desejar), e guarde dentro de um vidro de boca larga, bem fechado (com rosca) na geladeira.
Vá tirando um pouco de cada vez. Dura bastante tempo, é muito mais econômico e de melhor paladar do que os encontrados prontos nos supermercados.
Coma alho cru sempre que puder, principalmente pela manhã, em jejum (pode ser com pão preto ou integral).
Se gostar de alho cru, não se prive de comê-lo com receio de provocar ferimentos na boca. Misture-o com suco de verdura ou de carne.
Mas, se sofre de estômago, abstenha-se de comê-lo cru. Se tem o hábito de tomar chá de alho para gripes (o que é muito bom), não deve nunca abusar dele, poispoderia ser prejudicial.
 
ODOR DE ALHO NA BOCA — Mas se o alho é muito bom para a saúde, não o é para o olfato alheio. Por isso, todas as vezes que comer alho ou algum alimento que tenha seu paladar muito pronunciado, não tente tapear, procurando neutralizar seu odor (da boca e do hálito), chupando pastilhas de hortelã, mascando chicletes ou mesmo usando desodorante bucal, porque assim "a emenda seria pior que o soneto"; o hálito ficaria com um cheiro insuportável. Para anular o odor do alho, você poderá:
Tomar 1 copo de leite.
Trincar, com os dentes, alguns grãos de café.
Pegar um pouco de açúcar e esfregar nos dentes e na boca, por fora e pordentro.
Na falta dos já citados, você poderá tomar 1 xícara de chá ou de café, que, embora não sejam tão eficientes como o leite, sempre amenizam um pouco o mau hálito deixado pelo alho.

ODOR DE ALHO NAS MÃOS — O cheiro do alho vai desaparecer das mãos se elas forem esfregadas com tomates. Também poderá esfregar açúcar nas mãos umedecidas com água.
Na parte "SOS — socorros de emergência", o alho aparece como grande auxiliar, inclusive para amenizar dores.
 



2 comentários:

Rose Frizeira Figueiredo disse...

oi flor bom dia, td bem c vc? espero que sim. olha: eu tenho uma técnica para tirar o cheiro de alho das mãos. assim que termino de descascá-los e usá0los eu deixo o jato de água fria da torneira nas pontas dos dedos ou mãos.. durante alguns segundos. não esfrego.. ameniza muito o cheiro.. não sei se valeu o comentário, mas.. tentei.
Ah! e sobre o tempero com sal.. meu marido falou uma vez de fazer, mas não sei a quantidade de sal e nem de alho. tenho medo de exagerar em algum deles. vc pode me ajudar. Obrigada desde já
Fica c Deus e bjocas no seu coração...

Lu Vieira disse...

Essa técnica de molhar as pontas dos dedos, eu também faço muito ! Rsrsrs.
Em relação ao tempero com sal, lembro que meu pai fazia direto e minha mãe adorava. Eu já ajudei a descascar alho para fazer. Daqui a pouco telefono para meu pai para saber a proporção certa e posto aqui no blog. Ok ? Tem muito tempo que não faço isso, e é até bom lembrar pois facilita muito na hora de cozinhar.
Obrigada pela visita
Bjs

 

Cozinhando com a mamãe Template by Ipietoon Cute Blog Design