6 de outubro de 2010

VERDADES E MITOS sobre COLESTEROL

Fonte:  Comida que cuida 3 - Coração

 

“ACEITA UM CAFEZINHO? A cafeína produz endorfinas, estimula o funcionamento do organismo e ativa a memória. Novos estudos defendem que o café, desde que se tome até quatro xícaras diárias, faz bem ao corpo. Afinal, o café tem ácidos clorogênicos (que modulam o estado de humor e ajudam a combater a depressão), quinídeos (melhoram a circulação) e vitamina B3, todos eles ótimos antioxidantes, ou seja, que limpam as toxinas do seu organismo.
Sem abuso, e com o aval do seu médico, café é ótimo. E alguns estudos mostram que o consumo regular de café pode ajudar a reduzir a incidência de diabetes tipo 2.
Nem pensar: Quando combinado ao cigarro, aí o café vira veneno. O cafestol e o kahweol, substâncias encontradas no café, podem aumentar os níveis de colesterol total e do colesterol ruim, o LDL.

Dica: O café filtrado é a melhor opção para quem tem o colesterol elevado.

Com açúcar: Ele dá energia, ânimo, como bom carboidrato que é. Mas quem come açúcar demais, além de correr o risco de engordar e ficar com diabetes, pode sofrer com aumento e queda violentos de glicose – ou seja, o corpo se estressa, quer mais açúcar e entra no círculo vicioso. Nessa hora, em vez de proporcionar energia, ele só vai desanimar você. E atenção: quem tem diabetes ou quem está com triglicérideos elevados não deve consumir açúcar – ou consumir pouco.

Efeito estufa: Quanto mais açúcar, maior o seu peso e menor a sua disposição. E ainda maior é o risco de problemas cardíacos.

SÓ QUERO CHOCOLATE

O benefício: Mulheres, em particular, conhecem bem o efeito de uma barrinha de chocolate no humor. Faz maravilhas durante a TPM – e é o estímulo perfeito naquela tarde chatíssima no trabalho, em que nada parece dar certo.
O problema: Também é bem conhecido. Chocolate engorda, e parece impossível comer um só. Chocolates recheados, doces, cremosos, têm de ser riscados do dia-a-dia.
Verdade: O chocolate amargo, forte, delicioso, é recomendado diariamente. Quatro pedacinhos de uma barra grande vão ajudar a prevenir o colesterol e proteger seu coração.
Mais boas verdades: O chocolate amargo tem fenilalanina e tirosina, dois aminoácidos que estão ligados à felicidade. Os flavonóides do cacau contribuem para reduzir a pressão arterial e para controlar a glicose no sangue.

BEBIDAS – O VINHO TINTO FAZ BEM AO CORAÇÃO?
Diversas pesquisas, amplamente divulgadas na mídia, sugeriram que o consumo moderado de bebidas alcoólicas poderia proteger o coração das doenças coronárias (angina e infarto). O vinho tinto, em particular, tem outros componentes, além do próprio álcool: flavonóides e outros antioxidantes. Estas substâncias também estão presentes no suco de uva. Elas aumentam o chamado colesterol “bom” (HDL-colesterol) e afinam o sangue (propriedade anticoagulante).

Verdade: O limite considerado seguro é baixo: duas doses diárias para homens e uma para mulheres, pois estas são mais sensíveis aos efeitos do álcool.
Cada dose corresponde a uma garrafa de cerveja, um copo de vinho ou uma dose de bebida destilada (uísque, aguardente, vodca, conhaque, etc.).

Não é mito: Antes da desculpa de que um pilequinho é bem melhor que uma série de abdominais, lembre-se de que álcool é perigo à vista. É para beber uma taça só – mesmo porque sua energia desaba com maior quantidade. Álcool além da conta está relacionado ao alcoolismo, pressão alta, obesidade, cirrose, derrame cerebral e a várias outras doenças. Álcool ainda prejudica o equilíbrio, a memória, a coordenação de movimentos, o raciocínio e aumenta o risco de acidentes. Ou seja, em excesso, acontece o inverso: em vez de fazer bem, o álcool pode matar. Se beber, não dirija. Aliás, se beber não faça nada... E aprenda a não se exceder mais. Importante: quem tem triglicérides altos não pode beber nada.
Mais que verdadeiro: MULHER NÃO PODE BEBER COMO OS HOMENS. Nossas avós acham deselegante, mas os médicos explicam que a mulher realmente agüenta menos bebida alcoólica. As moças têm menos enzimas que metabolizam o álcool, portanto ficam alegrinhas num segundo e sofrem o dobro com a ressaca, as pobrezinhas.

SE BEBER, NÃO DIRIJA!”

0 comentários:

 

Cozinhando com a mamãe Template by Ipietoon Cute Blog Design